quarta-feira, 2 de junho de 2010

PERFECCIONISMO

Perfeccionismo

Se você acha que” nada está bom o bastante”, se seu nível de exigência consigo mesmo e com os outros for acima da média você pode estar desenvolvendo um transtorno chamado “perfeccionismo” ou vulgarmente chamado, ”mania de perfeição”. Tanta autocrítica pode acabar com seu bem estar. São pequenos detalhes, que “são grandes detalhes” para quem é patologicamente perfeccionista.
Uma criança com estas características pode ter sérias dificuldades escolares, pois um simples trabalho pedido pelo professor pode se tornar um grande problema que gera muita ansiedade e por vezes uma paralisia, fazendo com que a criança evite fazer o trabalho ou peça ajuda aos pais, pois se sente incapaz de realizar a tarefa. Demonstra ter medo da avaliação e receio de falhar. São crianças que só se sentem satisfeitas quando tem nota máxima.
Quando a pessoa tem uma idéia distorcida do que é realmente exigido ou exacerba o nível de exigência dos outros ou de si mesmo dizemos que a pessoa tem “crenças irracionais” ou “disfuncionais”. Os medos gerados pela “crença da perfeição” fazem com que as pessoas tenham na verdade um desempenho abaixo de sua capacidade, pois postergam a realização das tarefas , dificilmente as concluindo em tempo hábil ou simplesmente evitam a situação. “É melhor não fazer do que fazer mal feito!...” quando a frase deveria ser : “ Vou fazer segundo minhas possibilidades.”
As relações sociais e familiares são afetadas por este tipo de comportamento e conflitos são inevitáveis. Não é fácil conviver com alguém que exija de si mesmo e dos outros a “ausência de erros”, meta muitas vezes inatingível que gera frustrações e decepções.
O perfeccionismo se manifesta como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) quando a pessoa compulsivamente confere, exige simetria, absoluta limpeza (no seu corpo ou no ambiente), ordem (tudo nos devidos lugares), apenas realiza tarefas “tendo certeza” que tudo está sendo feito “da melhor maneira possível”, o que na verdade, é impossível.Não podemos ter absoluto controle dos eventos que possam interferir no ambiente , na nossa saúde, no comportamento dos que nos rodeiam.
Estes são apenas alguns exemplos de sintomas de perfeccionismo. Muitas vezes a pessoa não percebe que exagera no nível de perfeição e quando é perguntado por que age assim a resposta pode ser: “falhas são imperdoáveis...”, “oras, porque é assim que tem que ser feito...”, ”porque não suporto que seja diferente!”.
O perfeccionismo patológico pode ser demonstrado com relação ao próprio corpo quando a pessoa se incomoda com pequenas “falhas” no seu rosto ou corpo. Olhando obsessivamente no espelho
vê pequenas falhas imperceptíveis aos outros o que leva a tratamento estéticos e cirurgias plásticas desnecessárias. Pode evoluir para o Transtorno Dismórfico Corporal e Anorexia.A imagem corporal nunca satisfaz .A busca pelo corpo perfeito leva também aos exercícios exagerados em academias. Para o perfeccionista dificilmente os resultados obtidos em tratamentos ou exercícios atingem ao padrão de excelência por ele esperado. Enfim, a busca incansável pela perfeição só traz infelicidade. (continua)

Nenhum comentário: