quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tratamento do TOC

Muitos portadores de TOC demoram muitos anos para buscar ajuda especializada por terem vergonha de seus sintomas. Tivemos oportunidade de atender pessoas que já estando com mais de 50 anos nunca haviam conversado com ninguém sobre seus sintomas, apesar de sofrerem desde a juventude com os mesmos.Acreditavam que "ninguém mais" poderia ter pensamentos tão estranhos e se sentirem obrigados a realizar "rituais" tão "absurdos".Mas , desde a década de 80 muito se tem falado na mídia sobre este assunto o que fez com que centenas de pessoas buscassem ajuda.Um filme que ajudou muito a divulgação do TOC foi " Melhor Impossível" com Jack Nicholson.
A OCD FOUNDATION nos Estados Unidos tem trabalhado muito nesse sentido e o ator do filme fez "laboratório" nesta entidade quando estava criando o personagem.Nos créditos do filme aparece menção à entidade.
Voltando ao tratamento, desde que o portador reconheça que necessita de ajuda o caminho é buscar uma avaliação com psiquiatra para que seja feito o diagnóstico e avaliado o nível de comprometimento do portador.É importante avaliar o prejuizo em várias áreas : familiar,relações afetivas e socias,desempenho no trabalho e estudos , lazer.A opinião de um psicólogo é benvinda e num trabalho conjunto, médico e psicólogo,estabelecerão o tratamento adequado:medicação e psicoterapia. (cont.)

Nenhum comentário: